Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2010

Balaio Mineiro começa em Itamogi com banda e lançamento de livro

Com uma apresentação da Banda Municipal Nino Delicatti, às 14 horas, começa neste domingo, 26 de dezembro, em Itamogi, a segunda edição do Balaio Mineiro. Oportunidade para conhecer os produtos da terra e de confraternização. O Balaio Mineiro acontece em conjunto com as Congadas, que também começam neste dia 26, com os desfiles dos ternos de congo e moçambique e a famosa comida itamogiense. Milhares de pessoas são esperadas na praça São João Batista.
Logo após a apresentação da Banda Nino Delicatti, acontece o lançamento do livro "Itamogi: Caminhos da sua História", da itamogiense Terezinha Barbosa Guimarães. O livro mostra aspectos fundamentais da história de Itamogi, em vários setores.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Itamogi preparada para as Congadas dia 26 de dezembro

Matriz de São João Batista vestida a rigor,
para esperar Congadas (Fotos Renato Fabretti)



Bandeiras dos padroeiros levantadas:
renovação de fé e esperança



O som das caixas já foi ouvido,
no ritmo do coração itamogiense

A ansiedade aumenta, a comunhão de afetos fica mais intensa. Itamogi está preparada para as Congadas 2010, que começam dia 26 de dezembro e vão até dia 29. Mais uma vez a cidade se renova e se fortalece para um novo ano, bebendo da fonte de sua principal manifestação cultural-religiosa. E tudo temperado com a famosa comida, feita com capricho por tanta gente boa.
No último dia 13, segunda-feira, dia de Santa Luzia, as bandeiras foram levantadas. A Matriz de São João Batista já está vestida a caráter, com a iluminação especial. Os santos padroeiros prontos para abençoar a festa. Ótima ocasião para abrir corações, para a tolerância e a compreensão. A alma mestiça brasileira em alegria profunda. (JPSMartins)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Levantamento das Bandeiras abre calendário das Congadas em Itamogi neste dia 13 de dezembro

Congadas em Itamogi: no coração da cidade (Fotos Renato Fabretti)



Levantamento das bandeiras: homenagem aos padroeiros


Renovação de fé e esperança, energia para o corpo e o espírito. Começa nesta segunda-feira, 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, com o levantamento das bandeiras, o calendário das Congadas em Itamogi. Será às 20 horas, na praça São João Batista. A mais importante festa cultural e religiosa da cidade, os sons dos tambores que batem no ritmo do coração itamogiense.
As Congadas serão entre 26 e 29 de dezembro, com o desfile dos ternos e a tradicional e saborosa comida - macarrão e batata - que tempera a alma. De modo concomitante, na praça São João Batista, mais uma edição do Balaio Mineiro, com várias barracas para exibição de produtos da terra.
Como em várias cidades da região, as Congadas levam milhares para Itamogi no final de dezembro. São muitos visitantes mas sobretudo os itamogienses ausentes, que não passam um ano sem assistir e ouvir aquela profusão de sons.
Muita tradição em jogo. Acompanhar o trajeto do Rei e Rainha Congo sempre foi emocionante. Antigamente, os ternos faziam suas refeições nas próprias casas dos padrinhos da festa. Que durava o dia todo, por sinal. Muitos ternos inesquecíveis, como o Terno do Doca, com o próprio e Geraldo Naves, entre outros. Pessoas como Donizete Caiana mantêm hoje a tradição. Um banho de alegria e esperança. (Por José Pedro S.Martins)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Igrejas Cristãs e meio ambiente: como começou essa relação


Em 2011, a Campanha da Fraternidade terá como tema Fraternidade e Vida no Planeta. Mais um sinal de como segmentos importantes das Igrejas cristãs estão cada vez mais voltados para a temática do meio ambiente, da sustentabilidade. Mas como as Igrejas Cristãs passaram a tratar da questão ambiental e a se envolver com movimentos associados? Foi uma das questões tratadas no meu primeiro livro "Ecologia ou Morte - Os Cristãos e o Meio Ambiente", lançado em 1987, pela Editora FTD. Reforma agrária, direitos indígenas, energia nuclear, hidrelétricas, Cubatão (que chegou a ser conhecida como "O Vale da Morte"). Antecedentes da participação cristã na temática ambiental, hoje mais marcante, em função de ações como o Movimento Justiça, Paz e Integridade da Criação (do Conselho Mundial de Igrejas) e as Campanhas da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como as de 2004 (s0bre a água), 2007 (sobre Amazônia) e a de 2011 (Fraternidade e Vida no Planeta). A vida em risco. O momento é de reflexão e muita ação. (Por José Pedro Martins) (Ver mais na página MEUS LIVROS).

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Levantamento das bandeiras marca início das Congadas em SS Paraíso e região

Bandeiras com padroeiros das Congadas em São Sebastião do
Paraíso (Foto Prefeitura de SS Paraíso)


O levantamento das bandeiras nesta quarta-feira, 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, marca o início das Congadas em São Sebastião do Paraíso, São Tomás do Aquino e outras cidades da região. O levantamento das bandeiras em Itamogi acontece no próximo dia 13, dia de Santa Luzia, a partir das 20 horas, na Praça São João Batista.
Em São Sebastião do Paraíso, a festa começa nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a partir das 16 horas, com missa, na matriz de São Sebastião, de levantamento das bandeiras em louvor aos santos padroeiros, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Santa Catarina, São Domingos e São Jerônimo. A cerimônia das bandeiras acontece em seguida, às 17 horas, na parte externa da matriz.
Sete ternos de congadas e cinco de moçambique participam neste ano das Congadas em São Sebastião do Paraíso. A promoção é da Prefeitura e Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro.
No início de outubro deste ano, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso deliberou por tornar as congadas e moçambique como patrimônio cultural imaterial. Decisão histórica, que contribui para a valorização e proteção dessas que são duas das mais importantes manifestações culturais da alma afrobrasileira. O exemplo poderia ser seguido pela região.
O conceito de patrimônio cultural imaterial vem sendo difundido desde 1989 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 2003 a Unesco promoveu a elaboração da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
Outras cidades da região também já vivem o clima das Congadas. Em Itamogi o levantamento das bandeiras acontece dia 13, segunda, dia de Santa Luzia. Durante as Congadas itamogienses, de 26 a 29 de dezembro, novamente acontecerá, na praça São João Batista, o Balaio Mineiro, com exposição de produtos artesanais, culturais e agrícolas.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pantanal, uma viagem pela festa da vida


A vida em festa. É o Pantanal brasileiro, uma das maiores áreas úmidas do planeta, território de uma das maiores concentrações de biodiversidade. Algumas ameaças rondam o Pantanal, que deve ser objeto de grandes interesses em futuro próximo. Mas existe esperança, começando pelo grande conhecimento acumulado nos últimos anos, por instituições como a Embrapa-Pantanal. A Ciência já indica caminhos para um desenvolvimento de fato sustentável na região, como a produção de biocombustível a partir da bocaiuva e aguapé, a pesca e a pecuária de forma equilibradas. O futuro nas mãos de pantaneiros como a professora que dá aula para uma classe de quatro alunos. (Ver série de reportagens em PELO BRASIL e fotos em OLHARES)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Muita música na programação de Natal de SS Paraíso

A programação de Natal em São Sebastião do Paraíso, ao longo de todo mês de dezembro, promovida pela Prefeitura, será marcada por muita música, para todos os gostos. A agenda começa nesta quarta-feira, 1 de dezembro, com a chegada de Papai Noel e apresentação da Orquestra Filarmônica SESI/ACISSP, na praça Comendador João Alves (Fonte).
Entre as apresentações previstas, até o dia 21 de dezembro, em vários espaços, estão as do Coral Verde e Branco, Coral Água Azul, Coral Alto Astral, Coral do Asilo São Vicente de Paulo, Coral da Casa São Francisco, Instituto Feeling, Grupo Opus 16, Banda Municipal de Música, Projeto SOS Criança, Banda Afia e Escola Clave Music. O encerramento da programação, a 21 de dezembro, na mesma praça Comendador João Alves (palco da maioria das apresentações), a partir das 20h30, será com o Coral dos Meninos Cantores de Cássia.