Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Nova Biblioteca Pública Municipal de Itamogi faz homenagem a professora que deu lição de vida

A professora Sebastiana Bernardino da Costa Elias dá nome à nova Biblioteca Pública Municipal de Itamogi, a ser inaugurada hoje, 29 de abril de 2011. A professora "Tianinha", como é conhecida carinhosamente, deu aulas e foi por muitos anos diretora da Escola Mailon Furtado de Medeiros. A nova biblioteca tem salas para acervo, sala de leitura, para o Arquivo Público Municipal e brinquedoteca. Um novo território do saber, no centro de Itamogi, no prédio onde por mais de 50 anos funcionou a Prefeitura Municipal. (Ver mais na coluna GENTE)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Uma viagem aos diamantes do futebol de Itamogi

I Bola & Viola, realizado em Itamogi com caráter beneficente




Julia, que treina e estuda em Passos




A jovem Julia Vidoni Medeiros que, aos 15 anos, treina com o técnico da seleção mineira sub-17 de futsal. Um ex-jogador, Ivanir de Assis, que se transformou em técnico de equipes vencedoras, no campo ou na quadra, mas sobretudo na vida. A trajetória do Juventus, que escreveu bela página da história do futebol local. Estes são alguns dos diamantes do futebol de Itamogi. Longe da badalação e da máquina milionária em que se transformou o futebol, homens e mulheres, meninos e meninas, perpetuam a paixão do brasileiro pelo futebol, que está entranhado na alma, na cultura nacional. (Ver mais na Coluna GENTE)

domingo, 24 de abril de 2011

O dourado no coração de Itamogi

Final de tarde, o sol se pondo, o céu fica douradinho, colorindo a matriz de São João Batista e tudo o mais no coração de Itamogi. (Imagens em OLHARES)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Voo livre, rumo à felicidade, na Ilha do Ar de Santo Antônio da Alegria

Um mergulho na felicidade, a paixão voando a céu aberto. Nestes dias 22, 23 e 24 de abril, Santo Antônio da Alegria está sediando a primeira etapa do Circuito Interclubes de Voo Livre. Na quinta-feira, 21, houve free fly, para reconhecimento de terreno.

O local das competições é a maravilhosa Ilha do Ar, local na Serra do Baú que conta com todos os quadrantes para a prática do voo livre. São 260 metros de altura, com rampa apresentando desnível considerado perfeito e drop de 290 metros. O cenário é o mais deslumbrante possível. A Associação de Voo Livre Ilha do Ar é o clube responsável.

Mais de 90 pilotos foram inscritor para a etapa da Ilha do Ar, de cinco estados. As próximas etapas do Circuito Interclubes serão em Torrinha (25 e 26 de junho), Socorro (20 e 21 de agosto) e São Pedro (22 e 23 de outubro), todas em São Paulo.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Música na Praça volta a encantar Itamogi e região

Correto & Corrente, legítima música de raiz brasileira

(Foto Renato Fabretti)

Um show de simpatia. Foi assim a apresentação de Correto & Corrente, em mais uma edição do Música na Praça, neste domingo, 17 de abril, em Itamogi. Muita gente na praça São João Batista para apreciar esses legítimos representantes da mais genuína música de raiz brasileira, além de outras atrações da iniciativa que já se consolida como uma das mais completas e diversificadas opções culturais da região. Espaço para a expressão de novos talentos, mas também para o resgate de grandes nomes consagrados e queridos, como a dupla Correto & Corrente.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

7 de abril de 2011, o "nosso 11 de setembro"


7 de abril de 2011, o "nosso 11 de setembro". Nada será como antes. Provavelmente agora teremos, espero, um amplo, sério e eficiente programa multidimensional, envolvendo profissionais habilitados, organizações sociais que lidam há anos com a questão, a comunidade escolar, maior participação dos pais e da comunidade do entorno, para lidar com o desafio da violência nas escolas. Espaço sagrado, que não pode ser transformado em nova área de guerra. Novo front da guerra civil que continua ocorrendo no Brasil, sim, senhores e senhoras.

Violência grave em escola não é de hoje no Brasil, claro. Estão dizendo que o de hoje é o primeiro massacre em escola no país. Mesmo que "tecnicamente" tenha sido diferente, já ocorreu, por exemplo, em Campinas, dia 6 de outubro de 1999. Mascarados invadiram uma escola no Vida Nova, mataram três jovens e feriram outros sete. Episódio conhecido como Chacina do Vida Nova, que cruel ironia.

Foi a coroação de uma escalada de violência que atingiu Campinas na década de 1990. A ante-sala do complexo e ainda violento, muito violento século 21. Mas talvez agora algo mude. Tomara. Tenho, em função de meus compromissos profissionais, conhecido muitas escolas públicas pelo Brasil afora, que estão fazendo um belo trabalho de envolvimento comunitário. É só ter mais apoio, do poder público, empresas e comunidade em geral, que as escolas públicas estarão muito mais capacitadas a enfrentar essa epidemia de violência. E aí poderão se concentrar na sua generosa missão.