Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

CaipirUSP 2010 movimentou Altinópolis, pelo esporte universitário

Termina nesta terça-feira, 7 de setembro, em Altinópolis, a edição de 2010 do CaipirUSP, a competição universitária entre as unidades da Universidade de São Paulo (USP) no interior. Mais de 500 atletas participando de diversas modalidades desde o sábado, 4. No total, cerca de 1.500 estudantes, de vários campi, se envolvendo no CaipirUSP, que chega à quinta edição pensando grande, como diz o coordenador dos jogos neste ano, Sócrates Oliveira Júnior.
É filho do Doutor Sócrates, o mágico jogador, amado por todos brasileiros. Aos 19 anos, Sócrates Júnior é graduando de Administração da FEA - USP de Ribeirão Preto. Joga tênis, futsal e futebol de campo, mas não tem carreira esportiva em mente. Pratica e defende o esporte pela sua importância na formação do cidadão. Esporte para o corpo e para a mente.
Sócrates Júnior acredita que o esporte universitário ainda pode crescer muito no Brasil, apesar da histórica falta de apoio no setor. Geralmente são os jovens mesmo que, com garra e determinação, se empenham para organizar as competições.
Em Altinópolis, observa, os estudantes "foram muito bem recebidos, com apoio total da Prefeitura local". Uma ausência sentida foi a da USP de São Carlos, que participou nestes dias de outra competição. Ainda assim, muita alegria e disputa acirrada, ponto a ponto, entre a USP-Lorena e a FEA-RP/USP, a unidade de Sócrates Júnior. Além dos jogos, muitas atividades culturais nesses quatro dias. Em 2009 o CaipirUSP foi em Franca.
Mesmo com público menor do que o esperado neste ano, a idéia é que em 2011 o CaipirUSP cresça ainda mais, com a possibilidade de inclusão de estudantes do próprio campus central da USP na capital. Algo como a Liga InterUnesp, que movimenta as unidades da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Vivemos o momento prévio à Copa do Mundo e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, eventos que podem ser fundamentais para estimular o esporte no Brasil, particularmente nas modalidades que não têm a estrutura de um futebol ou de um vôlei. O esporte como indutor de cidadania, como gerador de saúde, como motor de desenvolvimento.
A mente aberta, as idéias em ebulição, o espírito comunitário de jovens como Sócrates Júnior e demais membros da Comissão Organizadora do CaipirUSP. E mais uma importante contribuição de Altinópolis (que já havia sediado as Economíadas 2010, em junho) para a vida universitária paulista. Juventude, inteligência e vida saudável, pelo desenvolvimento sustentável de São Paulo e do Brasil.
Meu grande abraço, bela região. (José Pedro S.Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário