Páginas

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

São Tomás de Aquino prepara Congadas e levantamento das bandeiras

Centro de São Tomás de Aquino (Fotos Maria Cecília
Pereira de Seixas Queiroz)


São Tomás de Aquino tem 7093 moradores, conforme os
dados preliminares do Censo 2010, do IBGE

Cidade mantém vários casarões da primeira metade do
século 20: centro está a quase 1 mil metros de altitude



São Tomás de Aquino, assim como vários outros municípios da região, está se preparando para a festa do Dia da Imaculada Conceição de Maria Santíssima, a 8 de dezembro, data quando tradicionalmente é realizado o levantamento das bandeiras da Festa de Congadas, tão importante no Sudoeste de Minas Gerais. Em São Sebastião do Paraíso, onde também é feriado municipal, as lojas poderão abrir normalmente, conforme acordo feito no âmbito do comércio local.
Situado em uma região de Cerrado, São Tomás de Aquino cresceu a partir de uma capela construída por inspiração do Cônego Thomaz d´Afonseca e Silva, que rezou a primeira missa a 20 de julho de 1885. Já havia uma comunidade de lavradores no local. Já no ano seguinte foi criado o distrito policial, e em 1890 seria oficializado o distrito de paz de São Tomás de Aquino, vinculado ao município de São Sebastião do Paraíso. Em 1923 o distrito foi elevado a vila, criando-se então o município de São Tomás de Aquino.
De acordo com o Censo 2010 do IBGE, o município conta com 7093 moradores, contra 7303 em 2000. Foi então um dos cerca de 300 municípios mineiros com diminuição da população, conforme os dados preliminares do Censo 2010, publicados a 4 de novembro de 2010 no Diário Oficial da União.
Entre outros, é natural de São Tomás de Aquino o radialista Vicente Fiderice Leporace, nascido em 1912 e falecido em São Paulo, em 1978. Lutou e foi ferido na Revolução Constitucionalista de 1932, começou a carreira na Rádio Clube Hertz de Franca, participou de vários filmes, foi letrista de músicas famosas como "Jangada" (em parceria com Hervê Cordovil) e se tornou lendário pela passagem na Rádio Bandeirantes.
Também é natural de São Tomás de Aquino o educador Laerte Alvarenga de Figueiredo, nascido a 21 de novembro de 1924. Ele foi o primeiro diretor da Faculdade de Odontologia de Uberlândia, instalada em 1970. O educador faleceu em fevereiro de 2002 em Uberlândia.
No centro da cidade a altitude de São Tomás é de 979 metros, mas o ponto mais alto é o Morro do Selado, com 1210 metros. Os rios Santa Bárbara e Ribeirão da Fortaleza, integrantes da bacia do Rio Grande, banham o município, que mantém vários casarões do início do século 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário