sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sessões zig-zag em Batatais, viagem pela magia

No próximo dia 01 de setembro a 4a Mostra do Cinema Batataense, no Cine Batatais, vai exibir os dez filmes produzidos a partir de uma oficina coordenada pelo cineasta José Adalto Cardoso, como parte do Projeto "Meu Primeiro Filme", da Prefeitura. "O Jeca e a natureza", "O último lobisomem de Batatais", "Vovó Caduca", "Canteiro de Margaridas", "O segredo de Jennifer", "A face da vingança", "Eterna", "Marquim, o cozinheiro", "O amor e um milagre" e "Os cadarços de Maria Rita" são os títulos das obras dos novos realizadores.
Batatais tem uma bela e antiga relação amorosa com o cinema. A magia jorrando pelas telas dos inesquecíveis Cine Castelo, Cine São Joaquim e Cine Madalena. As sessões zig-zag no Cine Madalena, que eu frequentava de vez em quando durante as saborosas visitas à minha querida madrinha, eram puro deleite. A jujuba ou o cigarrinho de chocolate comprados na bomboniere do cinema, o clima de expectativa ao entrar na platéia, as cortinas se abrindo e um novo e fascinante mundo projetado ali, bem à nossa frente. Quantas vezes eu viajei com Tarzan pelas selvas da África, sem sair de Batatais!
Depois da zig-zag , a espera pelo almoço com gosto de aconchego. Eram manhãs de domingo que mais pareciam o momento de criação do universo. Uma explosão de luzes, uma salada de sensações, a percepção de que podemos superar qualquer limite.
Como praticamente todas as cidades do interior brasileiro, Batatais vivenciou a crise daqueles cinemas antigos, que marcaram para sempre a vida de quem os conheceu e os saboreou. Mas o amor pela tela grande permaneceu e iniciativas recentes, como o Projeto "Meu Primeiro Filme" e a viabilização do Cine Batatais, renovam o namoro do batataense com a chamada Sétima Arte. Batatais continua emitindo seus passaportes para o país do cinema e seu coração de cristal.
Meu grande abraço, bela região. (José Pedro S.Martins)

Um comentário:

  1. nussa, uma pessoa de tão longe se lembrou das sessões Zig-Zag de Batatais! sempre frequentei aquele cinema, faz parte inesquecível de minha infância! Batataense "quatrocentão", é um prazer enome partilhar lembranças tão gostosas!
    a música "tema" do cine Madalena era "Os pobres de Paris", versão instrumental, baixe pela internet e terá melhores lembranças!

    ResponderExcluir