sábado, 6 de novembro de 2010

Distrito de Guardinha, em Paraíso, comemora 87 anos neste dia 6 de novembro

O Distrito de Guardinha, em São Sebastião do Paraíso, está comemorando 87 anos e neste sábado, 6 de novembro, haverá intensa programação para marcar a data. Às 17 horas, desfile cívico na praça José Alves de Souza Faleiros. Às 22 horas, show no salão paroquial, com a Banda Máximus.
Guardinha tem uma localização estratégica, próximo da divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. Por essa posição geográfica, foi o ponto escolhido para sediar no século 19 um posto de fiscalização, para monitorar o comércio entre, então, as duas províncias. Guardinha era o nome popular para o agente policial que permanecia no posto.
A 7 de setembro de 1923 Guardinha foi elevado a Distrito, pelo Decreto 850. O aniversário foi oficializado pela Lei Municipal 3350, de 10 de novembo de 2006.
A vocação estratégica de Guardinha continua no século 21. No Distrito está localizada a Fazenda Experimental São Sebastião do Paraíso, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). É a instituição responsável pelo desenvolvimento e transferência de tecnologia em café, principal produto do Sudoeste de Minas. Na área de 244 hectares, são realizados cerca de 65 experimentos e ensaios regionais, em várias culturas.
A Fazenda Experimental foi adquirida em 1966 pela Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. Em 1974 a unidade foi incorporaa à EPAMIG e logo se tornou referência nacional em pesquisa no café. É certificada pelo Programa Certifica Minas Café.
Sempre sob as bençãos do padroeiro Bom Jesus, Guardinha era a primeira estação da Estrada de Ferro São Paulo-Minas. A visão do Morro da Mesa é um encanto permanente e atração para turismo radical. Uma marca da beleza regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário