terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Levantamento das bandeiras marca início das Congadas em SS Paraíso e região

Bandeiras com padroeiros das Congadas em São Sebastião do
Paraíso (Foto Prefeitura de SS Paraíso)


O levantamento das bandeiras nesta quarta-feira, 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, marca o início das Congadas em São Sebastião do Paraíso, São Tomás do Aquino e outras cidades da região. O levantamento das bandeiras em Itamogi acontece no próximo dia 13, dia de Santa Luzia, a partir das 20 horas, na Praça São João Batista.
Em São Sebastião do Paraíso, a festa começa nesta quarta-feira, 8 de dezembro, a partir das 16 horas, com missa, na matriz de São Sebastião, de levantamento das bandeiras em louvor aos santos padroeiros, Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Santa Catarina, São Domingos e São Jerônimo. A cerimônia das bandeiras acontece em seguida, às 17 horas, na parte externa da matriz.
Sete ternos de congadas e cinco de moçambique participam neste ano das Congadas em São Sebastião do Paraíso. A promoção é da Prefeitura e Associação Paraisense de Defesa do Folclore Brasileiro.
No início de outubro deste ano, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de São Sebastião do Paraíso deliberou por tornar as congadas e moçambique como patrimônio cultural imaterial. Decisão histórica, que contribui para a valorização e proteção dessas que são duas das mais importantes manifestações culturais da alma afrobrasileira. O exemplo poderia ser seguido pela região.
O conceito de patrimônio cultural imaterial vem sendo difundido desde 1989 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Em 2003 a Unesco promoveu a elaboração da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.
Outras cidades da região também já vivem o clima das Congadas. Em Itamogi o levantamento das bandeiras acontece dia 13, segunda, dia de Santa Luzia. Durante as Congadas itamogienses, de 26 a 29 de dezembro, novamente acontecerá, na praça São João Batista, o Balaio Mineiro, com exposição de produtos artesanais, culturais e agrícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário