sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval 2011 de Batatais mantém a tradição da beleza

Na ponta da passarela, este o tema do Carnaval de 2011 de Batatais (SP), que mantém a tradição de beleza e originalidade. Com estas credenciais, se firmou nas últimas décadas como um dos melhores Carnavais de rua do interior do Brasil.
A festa começa neste sábado, dia 5, às 21 horas, com a entrega pelo prefeito José Luis Romagnoli das chaves da cidade para o Rei Momo e sua corte. Às 22 horas tem início o desfile no sambódromo "Carlos Henrique Cândido Alves", com a apresentação da escola de samba Riachuelo e, depois, da Unidos da Liberdade e Acadêmicos do Samba.
"Da pedra lascada à era informatizada" é o tema da Riachuelo em 2011, resgatando a trajetória da escrita através dos tempos. O tema da Unidos da Liberdade é "A Freguezia dos Batataes: nossa história", documentando a hsitória da cidade. E o tema da Acadêmicos do Samba é "A Vila oferece rosas, a majestosa Rosa que que faz a Vila Isabel", homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, uma das referências do Carnaval do Rio de Janeiro.
No domingo, dia 6, os desfiles começam às 21h30, primeiro com os blocos do Fantasma e Estação do Samba, seguidos das escolas Unidos do Morro e Castelo. A Unidos entrará no sambódromo com o tema "De orgulho e raça abasteci meu coração, sou brasileiro, sou Morro, acelerando a emoção". Uma exaltação á paixão do brasileiro pelo automobilismo, não faltando a homenagem a Ayrton Senna. A Castelo desfilará o tema "Castelo canta o conto... e aumenta um ponto". Um tributo à bela arte da contação de histórias.
Às 9 horas da manhã de segunda-feira, dia 7, começa a apuração dos vencedores. Às 21h30 de segunda começa o desfile do bloco campeão e das três escolas vencedoras. No dia 8, a partir das 17 horas, o Carnaval popular.
Com temas fortes, o Carnaval de Batatais mantém então sua aura. Desde a década de 1950, o Carnaval vem se firmando na cidade. Em 1954 a Sociedade Beneficente Recreativa Princesa Isabel fez um desfile histórico, no Largo da Matriz, atual praça Cônego Joaquim Alves. Este foi o endereço dos primeiros desfiles, mas com o crescimento exponencial, em particular a partir da década de 1970, os desfiles foram transferidos para a avenida Nove de Julho, já nos anos 1980.
Foi o momento do salto à frente, com a criação da União das Escolas de Samba Batataenses (UESB). A avenida Nove de Julho ficou pequena, e os desfiles foram novamente transferidos, para as avenidas 14 de Março e Moacyr Dias de Morais.
Em 2005, aconteceu o primeiro desfile no sambódromo "Carlos Henrique Cândido Alves", em anexo do Parque de Exposições "Antonio Carlos Prado Batista". Faz muito sentido, pois é nesse espaço onde é realizada a outra grande festa de Batatais, a Festa do Leite, em sua trigésima sétima edição em 2011.
Batatais é uma cidade que cultiva a arte e a beleza. Uma bela arquitetura, na região central, construída entre o final do século 19 e início do século 20, com a influência de italianos. Momento do auge do café, representado pelo fato de que o intendente de Batatais de 1897 a 1900, Washington Luiz, tornou-se governador de São Paulo (1920-24) e presidente da República (1926-1930).
A vocação artística de Batatais continuaria com as importantes obras de Cândido Portinari na matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde. E também com a bela topiaria nos jardins da praça Cônego Joaquim Alves e em outros pontos da cidade, terra natal do editor José Olympio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário