terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher 2011: região presta tributo ao universo feminino

Obras de Bassano Vaccarini, em Altinópolis:
tributo ao universo feminino

No Dia Internacional da Mulher de 2011, a região volta os olhares para os marcos que exibe como tributo ao universo feminino. Em Monte Santo de Minas, por exemplo, está localizada a Casa Sufragista, endereço onde o então governador mineiro, Antonio Carlos, assinou medida inserindo o voto feminino na Constituição Mineira, em 1934.
Mulheres mineiras foram fundamentais na conquista do voto feminino no Brasil. Uma das líderes foi Elvira Komel (1906-32), considerada a primeira advogada a militar em Belo Horizonte e que integrou comissão pró-voto feminino, formada logo após a Revolução de 1930. Entre outros, a comissão obteve o apoio do cardeal d.Sebastião Leme, uma das mais influentes lideranças da Igreja Católica na época, e do governador de Minas, Antonio Carlos. Elvira (cujo nome na realidade era Ernestina Carneiro Santiago) ainda liderou o Batalhão João Pessoa, durante a Revolução de 1932. Em 1931, foi uma das organizadoras do I Congresso Feminino Mineiro, ao lado de Nathércia Silveira. Na abertura do evento, Elvira afirmou: "O feminismo defendido pelo Congresso não é uma derivante do sufragismo odiento e agressivo que visa antes de tudo combater o homem", como registrou a imprensa na época.
Elvira Komel nasceu no bairro Capim Cheiroso, na localidade então pertencente à Paróquia de São João do Morro Grande, atual Barão de Cocais. A sua família tinha origem estoniana. O voto feminino foi conquistado no Brasil no dia 24 de fevereiro de 1932, quando editado o Código Eleitoral Provisório, embora apenas tivessem o direito mulheres casadas (com a devida permissão do marido), viúvas ou solteiras que comprovassem renda própria. O voto integral viria apenas com o Código Eleitoral de 1934.
Outro nome mineiro que se destaca na história do voto feminino é o de Virgínia Augusta de Andrade Lage, a itabirense que, aos 99 anos, se inscreveu na justiça eleitoral logo após o anúncio da conquista do direito. Outros nomes capitais nessa história foram os das paulistas Bertha Lutz (filha de Adolfo Lutz) e Adalgisa Bittencourt. A primeira eleitora do Brasil e da América do Sul foi a professora Celina Guimarães Vianna, do Rio Grande do Norte, primeiro estado a aprovar o voto feminino, em 1928, embora os votos das mulheres tenham sido anulados nas eleições naquele ano.
Monte Santo de Minas, onde está a Casa Sufragista, já teve uma prefeita, Sandra Aparecida Cecílio Silva. Itamogi também já teve uma prefeita, Maria Aparecida Gregório. O mesmo em São Sebastião do Paraíso, com Marilda Petrus Melles.
Em Altinópolis, por sua vez, estão as magníficas obras assinadas por Bassano Vaccarini, destacando a mulher em várias situações. As obras ficam no Jardim das Esculturas "Ulysses Guimarães".(Ver mais em GENTE)

Um comentário:

  1. Elvira Kömel é o seu legítimo nome de batismo filha de Sr. Josef Ernest Kömel vindo da região austro-hungaro atualmente Eslovênia cujo mais tarde adotou nome de José Erneto e Dona Marieta Pinto Guedes da região de Barão de Cocais.(Josef- Sobrinho neto)

    ResponderExcluir