quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Campinas terá dois novos centros de alta tecnologia, consolidando o polo da região

Campinas terá em breve dois novos centros de alta tecnologia, com mais um centro de pesquisas da Embrapa e laboratório de uma gigante da área de energia. A região cada vez mais se consolida, portanto, como um dos mais importantes polos de ciência e tecnologia da América Latina. Nestes dias 22 e 23 de novembro, por exemplo, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) está sediando o primeiro encontro de duas redes de pesquisa, uma europeia e outra brasileira, da área de engenharia biomédica, um dos segmentos fortes em alta tecnologia na região.
Campinas já sedia a Embrapa Informática Agropecuária, a Embrapa Monitoramento por Satélite e no início do ano a Embrapa anunciou a criação de um Serviço de Gestão Territorial Estratégico na cidade, com o propósito de prestar serviços de apoio a trabalhos relacionados a zoneamentos ecológicos e econômicos e a planos de manejo de áreas de proteção ambiental. A Embrapa Meio Ambiente está situada, por sua vez, em Jaguariúna.
O laboratório de uma das grandes empresas globais de energia representará mais um salto na consolidação da região como polo de produção e pesquisas energéticas. Em 2010 foi inaugurado em Campinas o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE).
Nestes dias 22 e 23 de novembro, como um exemplo do dinamismo do polo de C&T de Campinas e região, está sendo realizado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) o primeiro workshop para intercâmbio de informações entre a rede europeia IREBID (International Research Exchange for Biomedical Devices Design and Prototyping) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação (INCT-Biofabris).
A IREBID visa promover intercâmbios e criar sinergias entre pesquisadores das áreas de engenharia e medicina, objetivando encontrar soluções inovadoras na área da saúde, e é integrada pela Universitat de Girona (Espanha), Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), Rutgers - The State University of New Jersey (Estados Unidos), Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), Università degli Studi di Brescia (Itália) e o CTI Renato Archer do Brasil.
O INCT-Biofrabris visa fomentar pesquisas em biomateriais, que possam ser aplicadas em dispositivos biomédicos como próteses e em outras áreas da saúde, e sua rede é composta por
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) como instituição sede, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI). Outro workshop entre as duas redes acontece nos dias 27 e 28 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário