quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Seminário nacional em Campinas dia 30 de novembro debate projetos de sucesso de escolas públicas



Arte no Pátio, na Escola Municipal “Marechal Mário Júlio do Rego”, em Ipojuca-PE, um dos 182 projetos apoiados pelo Instituto Arcor Brasil no Minha Escola Cresce


Será no dia 30 de novembro, em Campinas, o Seminário Práticas Exitosas, que apresentará e debaterá projetos de sucesso de escolas públicas de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, participantes das nove edições do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil. No mesmo Seminário, será lançado o Banco de Projetos, com detalhes sobre os 182 projetos de escolas públicas que participaram do Programa Minha Escola Cresce, de 2004 a 2012. Os projetos fortaleceram a diversidade cultural e contribuíram para processos de desenvolvimento local, a educação ambiental e a inclusão de pessoas com deficiência.

      Nas nove edições, foram apoiados projetos em 16 municípios brasileiros apresentados por  escolas de ensino fundamental. Também no Seminário, um consultor em desenvolvimento de redes, grupos e comunidades fará uma exposição sobre trabalho em rede a partir de escolas públicas, proporcionando a melhoria da qualidade do ensino e envolvimento das famílias e comunidades.

      Os projetos desenvolvidos ao longo dos nove anos do Programa Minha Escola Cresce resultaram na montagem e/ou revitalização de mais de 30 bibliotecas escolares, na estruturação de dezenas de oficinas em várias linguagens artísticas (teatro, música, dança etc) e esportivas, no desenvolvimento de mais de 20 projetos de comunicação escolar e em ações voltadas para discutir temas da sustentabilidade em mais de 30 escolas, entre outros impactos. Os projetos foram desenvolvidos de modo a estimular o protagonismo juvenil e incentivar a maior participação das famílias e comunidades na vida escolar. No conjunto, foram projetos direcionados para fortalecer a escola pública.

      O Instituto Arcor Brasil proporcionou apoio técnico e financeiro a todos os projetos,  promoveu oficinas com os educadores envolvidos e visitas técnicas a todas as escolas públicas participantes. No final de cada edição, foram realizados encontros para avaliação dos projetos e intercâmbio de experiências. O Encontro de Intercâmbio da nona e última edição acontecerá dia 29 de novembro, em Campinas.

      Após a troca de informações propiciada por esses encontros, iniciativas de várias escolas acabaram sendo reproduzidas em outras, respeitadas as realidades locais. A ideia do Seminário de Práticas Exitosas é proporcionar, aos gestores e educadores participantes, subsídios sobre como multiplicar projetos em suas respectivas escolas.

     Desde sua criação, em 2004, o Instituto coordena o investimento social do Grupo Arcor no Brasil. Atua em três linhas: apoio a projetos e organizações; geração e divulgação de conhecimentos; e mobilização e incidência pública. Em oito anos de atuação, deu apoio a mais de 330 projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário