segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Italianos, luz para Batatais e região

A comunidade italiana de Batatais e região mobilizada pela Festa di San Gennaro, que prossegue hoje e amanhã (6 e 7 de setembro) e termina entre 10 e 12 de setembro, próximo final de semana, portanto. É a décima nona edição da Festa, concebida para resgatar e homenagear a enorme contribuição da comunidade italiana no desenvolvimento da cidade. Diversas organizações locais se envolvem a cada ano na preparação das atividades, que em 2010 novamente abrangem shows, concursos, missa em italiano com canto gregoriano e, claro, a maravilhosa culinária.
A influência italiana é impressionante em São Paulo e Minas Gerais. O movimento migratório mais forte, entre a Itália e essas regiões, ocorreu entre 1870 e 1930. Momento de transição do escravismo para o trabalho assalariado. Grande parte dos italianos que vieram para cá passou a trabalhar na cultura do café, cuja expansão aconteceu exatamente nessa época, igualmente impulsionada pela ampliação da rede ferroviária. No caso de Batatais e região, com o impacto específico da Companhia Mogiana, que tinha sua sede em Campinas.
Os Livros de Registro de Entrada de Imigrantes, que permaneciam na Hospedaria do Imigrante, em São Paulo, indicam que a 24 de março de 1887 chegava no Porto de Santos o navio Savoie. A bordo, 144 pessoas que tinham como destino Batatais, que na época passava por um momento de crescimento já sob o impulso do café. E desde as últimas décadas do século 19 a presença italiana foi cada vez mais forte em Batatais e região.
Entre outras contribuições de italianos estabelecidos na cidade, podem ser nomeados o primeiro hotel e a primeira fábrica de cerveja de Batatais, criados respectivamente por Pedro Mascagni e Miguel Pucinelli, conforme citação de Jean de Frans no artigo "Italianos de Outrora", (in "O Jornal", 26 de outubro de 1943, citado por "A arquitetura de Batatais 1880 a 1930", de Maria Stela Teixeira Fernandes Dutra, em sua dissertação de mestrado na Unicamp).
A mesma Maria Stela Dutra cita a enorme contribuição dos italianos para a construção civil em Batatais, como as do empreiteiro Annunciato Gallo e dos engenheiros-arquitetos Julio E.Latini e Carlos Zamboni, responsáveis por exemplo pela nova Igreja Matriz, onde estão as famosas obras de um descendente de italianos, Cândido Portinari.
É infindável a lista de obras, projetos e outras contribuições de italianos e seus descendentes na vida de Batatais e de toda a região. Sempre movidos por uma enorme fé e capacidade de trabalho, com alegria e esperança.
Meu grande abraço, bela região. (José Pedro S.Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário