segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Região contribuiu para consolidar democracia no Brasil

No próximo dia 3 de outubro 135 milhões de brasileiros estarão aptos a votar de presidente da República e governadores estaduais para senadores e deputados federais e estaduais. Trata-se de uma das maiores eleições no planeta, superada talvez apenas pelo pleito na Índia e nos Estados Unidos. Na China, como se sabe, não há eleições totalmente livres.
A nossa bela região tem muito a ver com essas eleições diretas para presidente, as sextas após o retorno da democracia política. A região foi o berço político de dois presidentes da República, Wenceslau Braz e Washington Luís, que começaram suas carreiras respectivamente em Monte Santo de Minas e Batatais. Além disso, três governadores estaduais começaram pela região: os próprios Wenceslau Braz e Washington Luis (que foram governadores de Minas Gerais e São Paulo) e Altino Arantes, ex-governador paulista.
Foi o momento em que a região era uma das forças na economia do café, que dominou a política brasileira por décadas, da Proclamação da República até a queda da bolsa de Nova York em 1929, episódio que abriu as portas para o movimento que levou Getúlio Vargas à presidência. O último presidente do período foi justamente Washington Luis. (Mais detalhes em artigos nesta página)
É muito importante, então, que a região valorize esse momento histórico, fundamental para o processo que levou à consolidação da democracia política no país.
Meu grande abraço, bela região. (Por José Pedro S.Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário