quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Minas e São Paulo com novos governadores: algumas explicações

Auditório JK e Palácio Tiradentes (Fotos José Pedro S.Martins)


Edifícios Minas e Gerais, novo endereço de secretarias estaduais


Cidade Administrativa Tancredo Neves, símbolo do governo Aécio Neves


As eleições de 3 de outubro apontaram os novos governadores de Minas Gerais e São Paulo. Em Minas, na realidade foi reeleito Antonio Anastasia, pelo PSDB. Ele era vice de Aécio Neves, que se afastou para disputar e vencer uma das duas vagas para o Senado. Assim, Anastasia já tinha assumido o governo mineiro, sendo reeleito em primeiro turno a 3 de outubro. Em São Paulo, foi eleito, também pelo PSDB, Geraldo Alckmin, que já havia sido governador paulista anteriormente.
Dois maiores colégios eleitorais do país, Minas e São Paulo continuarão tendo peso enorme na política nacional. Vem sendo assim desde a Proclamação da República, em 1889, que aconteceu em grande parte pela força do café. Nas primeiras décadas do século 20, vigorou inclusive a famosa "Política Café Com Leite", como foi batizada a alternância de mineiros e paulistas na presidência da República - dois deles, inclusive, saídos da região, Wenceslau Braz e Washington Luís.
Os analistas indicam que um dos motivos para a vitória expressiva de Anastasia em Minas se deve à visão de Aécio Neves em sua passagem pelo governo mineiro. Entre suas principais realizações, e talvez a mais simbólica, sem dúvida está a Cidade Administrativa Tancredo Neves, a nova sede do governo mineiro, no bairro Serra Verde, em Belo Horizonte.
Para assinar o projeto arquitetônico Aécio convidou Oscar Niemeyer, o grande parceiro (ao lado de Lúcio Costa) do mito mineiro Juscelino Kubitschek na construção Brasília. Não deixou de ser, então, um resgate da memória de JK e, por extensão, da autoestima mineira. E não por acaso a Cidade Administrativa Tancredo Neves já é conhecida entre muitos mineiros como "mini-Brasília", pelas semelhanças entre a capital federal e o novo espaço que sedia o governo mineiro.
Com a construção da Cidade Administrativa, as secretarias municipais, que estavam localizadas no centro de Belo Horizonte, foram todas centralizadas no novo espaço, às margens da chamada Linha Verde, que liga a capital ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Já tem sido enorme o impacto da localização da Cidade Administrativa nessa região, como indutor do Vetor Norte, novo eixo de desenvolvimento na região metropolitana de Belo Horizonte. Municípios como Pedro Leopoldo, Confins e Lagoa Santa já vivem uma fase de euforia e de novos empreendimentos, como consequencia dessa localização. E o futuro macroanel viário, em torno de BH, vai reforçar ainda mais o Vetor Norte. Sem falar na Copa de 2014: pela série de trapalhadas em São Paulo, muitos mineiros já acreditam piamente que a abertura do mundial do Brasil será no Mineirão, que está em obras aceleradas.
Acessibilidade total para pessoas com deficiência, preocupação ambiental (aproveitamento de água das chuvas, sistema de esgoto sanitário a vácuo, coleta seletiva de resíduos, criação do Parque Estadual Serra Verde etc), Auditório JK são outros ítens da Cidade Administrativa Tancredo Neves, maior projeto corporativo implementado no país, com 270 mil metros quadrados de área construída, em 804 mil m2 totais. Foi a primeira megaobra no Brasil que teve a participação de todas as grandes construtoras nacionais. Isso foi possível pela divisão do projeto em lotes para a construção dos diferentes edifícios. Enfim, projeto de enorme impacto, com nítida influência no resultado das eleições de 3 de outubro.
São Paulo - Em São Paulo, analistas comentaram a vitória de Geraldo Alckmin como fruto de obras realizadas em seguidos governos do PSDB e, ainda, como uma possível reação do eleitorado paulista a aspectos do governo Lula e ações de membros do PT, entre outros fatores. O certo é que Minas e São Paulo continuarão no centro da política nacional, e o futuro do Brasil continuará passando por aqui. (Por José Pedro S.Martins)













Nenhum comentário:

Postar um comentário