sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dr.Darcy, uma vocação para servir a comunidade em Itamogi

Dr.Darcy, serviço público e abertura
para a comunidade. (Foto Arquivo da Família)


Durante muito tempo Itamogi não teve hospital ou pronto-socorro. Em muitos casos, os primeiros atendimentos foram feitos por um dentista, o Dr.Darcy Fidélis Marques, que por 40 anos prestou serviços no seu consultório particular e na saúde pública. Uma vocação de serviço à comunidade.
Vocação indicada na data de nascimento: 7 de setembro. Foi em 1936, na Fazenda Marques, município de São Sebastião do Paraíso. Era filho de José Fidelis Marques e Izoldina Emídia Marques. Foi o terceiro de seis filhos.
O interesse pela educação manifestou-se cedo. Em São Sebastião do Paraíso ele fez os primeiros estudos, até o ginasial, antes de se transferir para Belo Horizonte, onde cursou o científico, como era conhecido o atual ensino médio (antes, colegial).
Em 1959 mudou-se para Uberaba e, lá, dois fatos que mudaram a sua vida para sempre. Fez o curso de Odontologia, formando-se em três anos como ocorria na época. E foi em Uberaba que conheceu a sua futura esposa, Ieda. Ela, filha do casal Ludovico Teixeira Rosa e Filonila de Almeida Ferreira, donos do hotel onde Darcy ficou hospedado. O destino, a história, ou Deus, traçando os seus caminhos.
De volta à terra de origem, o Dr.Darcy fixou-se em Itamogi, onde montou consultório e logo ingressou no serviço público. O consultório era no local onde, hoje, funciona a lanchonete do Claudinei, centro da cidade.
Deu aulas de inglês e ciências no Ginásio Estadual de Itamogi e no Grupo Escolar Minas Gerais prestou longos serviços como dentista. Mas não só como dentista, pois ele trocava lâmpadas, arrumava mesas e carteiras e por aí vai.
Foram quatro décadas e, nesse período, atuação em vários setores. Adorava preparar um frango com quiabo, a comida preferida de muitos mineiros, e com a esposa Ieda Teixeira Marques e o casal Emir e Nabirra Elias, entre outros, ajudou a organizar muitos e animados bailes, na Sociedade Recreativa de Itamogi.
Não era fanático por futebol, mas foi juiz em muitas partidas do São Cristóvão. Em uma delas, teve que sair de campo protegido por escolta policial. Pudera, apitou um pênalti contra o time do coração dos itamogienses...
A educação, sempre a educação. Dr.Darcy gostava de ler muito e, atento às coisas de Minas e do Brasil, todo dia estava com o "Estadão" nas mãos. Muitas vezes, o jornal tinha uma de suas páginas rasgadas. Era a página em que era estampada uma partida de xadrez que este articulista, apaixonado pelo jogo, retirava para estudar. O Dr.Darcy fazia de conta que não via a página avariada.
Dr.Darcy e Dona Ieda tiveram dois filhos, Eduardo, cirurgião dentista como o pai, e Débora, farmacêutica bioquímica. "O que ficou do meu pai é a honestidade, a integridade, que busco passar para minhas filhas", diz Eduardo, pai de Marina e Ana Elisa, com sua esposa Silvia. Débora e Fernando deram o neto Vinícius para o Dr.Darcy, inesquecível com seu jaleco azul de dentista. Faleceu aos 65 anos, a 9 de janeiro de 2002, pouco depois, portanto, das Congadas e da Festa de Reis, duas marcas de Itamogi e que ele, como todos conterrâneos, amava tanto. Muita saudade e respeito de todos os que o conheceram. (José Pedro Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário