terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conhecimento de cultura afro é quesito no III Concurso Beleza Negra Paraisense

O conhecimento da história e cultura afro é um dos quesitos que estarão em julgamento no III Concurso Beleza Negra Paraisense, que será realizado dia 14 de novembro, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal "Sebastião Furlan", em São Sebastião do Paraíso. O Estatuto da Igualdade Racial, a Lei Federal 10.639 (que prevê a inclusão da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar), questões históricas relevantes como tráfico de escravos, a luta dos quilombos, abolição da escravatura, personalidades negras (como Abdias do Nascimento, Benedita da Silva, Edson Arantes do Nascimento e Zumbi dos Palmares, entre outros) e aspectos da religiosidade e cultura afro são ítens associados ao quesito em julgamento no Concurso que está mobilizando São Sebastião do Paraíso.
As inscrições para o III Concurso Beleza Negra Paraisense podem ser feitas até 5 de novembro, na Prefeitura de Paraíso. Outros quesitos em julgamento são simpatia, beleza, traje e cabelo afro. A Categoria Infantil considera a faixa etária de 7 a 14 anos. A Categoria Adulto, acima de 15 anos. Também haverá um prêmio para Melhor Cabelo Afro e para o salão ou profissional cabeleireiro.
Em novembro é comemorado o Mês da Consciência Negra. A 20 de novembro de 1695 foi morto Zumbi, líder do quilombo de Palmares. O III Concurso Beleza Negra Paraisense integra a IV Semana de Estudos da Consciência Negra de São Sebastião do Paraíso, entre 13 e 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário