segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Região dos Amarais, em Campinas, dá exemplo de união pela educação

Educação no trânsito começa desde cedo. Uma das atividades na EE 31 de Março no domingo, 24 (Fotos José Pedro Martins)


Mensagens distribuídas durante o XII Abraço Educativo
Região Amarais: pela vida.

Algodão-doce, precisa dizer mais? O sabor da educação.

Roda de capoeira, a alma brasileira que ginga,
atração no XII Abraço Educativo Amarais

Roda de capoeira encantando e expondo a alma brasileira, coral da Terceira Idade do Centro de Saúde da Família da região, oficina de circo, apresentações musicais e culturais diversas, Comissão de Direitos Humanos da OAB-Campinas divulgando os direitos do cidadão, alunos de enfermagem da Unicamp falando sobre saúde, corte de cabelo gratuito, garotada se divertindo com pula-pula, algodão doce e pintura de rosto, comes e bebes e artesanato em geral. E mais, muito mais.
A manhã nublada de domingo, 24 de outubro de 2010, foi cheia de vida na Escola Estadual 31 de Março, no Jardim Santa Mônica. Foi a XII edição do Abraço Educativo da Região Amarais, evento que simboliza o grande esforço que essa comunidade de tantos desafios sociais vem fazendo para promover a causa mais bela, a causa da educação. Um exemplo de como a mobilização social vem avançando na Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos últimos anos.
O Abraço Região Amarais nasceu de uma ação em 1999 em parceria entre a EE 31 de Março e a União Cristã Feminina, sua vizinha. "Duas organizações, um só desafio: estimular moradores, instituições e serviços, existentes na comunidade, a vivenciarem o processo, de elaboração e execução, de ações coletivas rompendo o paradigma da solidão institucional e vislumbrando um futuro trabalho em rede", explica Elaine Renata Alves do Carmo, coordenadora da União Cristã Feminina.
Neste período, o Abraço mobilizou a Região Amarais com temas anuais como "Criatividade", "Abrace nosso bairro" e "Conservação do meio ambiente, preservação da vida". Desde 2008 o Abraço foi fortalecido em função da participação da EE 31 de Março, UCF e várias outras organizações da região no Projeto Além das Letras, ligado ao Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação.
O propósito do Programa é estimular a formação de redes locais de ensino aprendizagem, de modo que as crianças e adolescentes de regiões de vulnerabilidade social possam ter educação o tempo todo. Um período na escola, o outro em uma ONG, uma praça fazendo esporte ou outra atividade semelhante. O Programa completa quatro anos e meio e propiciou a articulação de redes locais de educação em Campinas (além dos Amarais, distrito de Sousas, região do Castelo Branco, Satélite Íris I e região Campo Belo) e três municípios da Paraíba (João Pessoa, Lucena e Santa Rita). O Fundo Juntos pela Educação é composto por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. O Programa pela Educação em Tempo Integral teve apoio técnico da Fundação FEAC, de Campinas.
O Abraço da Região Amarais se transformou, então, na Rede Abraço Amarais, que logo terá seu site na Internet. Também integram a Rede a EE Prof.Castinauta de Barros Mello e Albuquerque, Grupo Primavera, Associação Beneficente Direito de Ser, CRAS Espaço Esperança, Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa e Associação Beneficente Campineira, entre outras organizações.
A Região dos Amarais tem uma rica história social em Campinas. Foi lá que aconteceu o Combate da Venda Grande, durante a Revolução Liberal de 1842. No século 20, a Região, que já tinha um aeroporto importante, passou a receber alguns dos centros de pesquisa e tecnologia de Campinas. Mas os desafios sociais permanecem, e iniciativas como o Abraço Educativo Região Amarais, agora Rede Abraço Amarais, apontam para novos horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário