segunda-feira, 8 de agosto de 2011

55 anos do Romi-Isetta em Santa Bárbara d´Oeste confirmam pioneirismo e dinamismo da RMC

Convite para o evento em Santa Bárbara d´Oeste



No dia 3 de setembro Santa Bárbara d´Oeste sedia o III Encontro Nacional de Romi-Isettas. Haverá uma carreata comemorativa aos 55 anos de lançamento do Romi-Isetta, mais um gesto que confirma o pioneirismo da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em vários segmentos da área industrial e da ciência e tecnologia.

Romi-Isetta é o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil. Fruto da visão de Américo Emílio Romi (que inaugurou sua oficina em Santa Bárbara a 3 de setembro de 1929), o veículo foi lançado a 5 de setembro de 1956, sob licença da empresa italiana ISO - S.p.A.Autoveicoli de Milano, detentora da patente da Isetta.

O pavilhão do Romi-Isetta foi o cenário escolhido para a criação da Fundação Romi, a 29 de junho de 1957, como sucessora da Caixa Beneficente de Máquinas Agricolas Romi, fundada em 1951. A Fundação Romi desenvolve há 54 anos vários programas e projetos sociais, sobretudo nas áreas de educação e cultura.

Américo Emílio Romi nasceu a 26 de junho de 1896, em São José do Rio Pardo, onde o pai, Policarpo (casado com Regina), após trabalhar em fazenda de café, participou da reconstrução de uma ponte, orientado pelo engenheiro-escritor Euclides da Cunha, o aclamado autor de "Os Sertões". A família se transferiu para a Itália e Américo estudou eletrônica e mecânica em Milão.

Acidentado durante a I Guerra Mundial, Américo Emilio Romi conheceu sua futura esposa, Olímpia, no hospital onde foi atendido.Os dois se casaram e resolveram mudar para o Brasil. Em Santa Bárbara d´Oeste o casal foi responsável pela construção de uma brilhante história industrial e de trabalhos sociais. Mais uma página do dinamismo e pioneirismo da RMC. (Por José Pedro S. Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário