quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Meio ambiente é tema de Pré-Grito dos Excluídos nesta quinta-feira no Satélite Íris I em Campinas

A necessidade de preservação do meio ambiente, em benefício das atuais e futuras gerações, é um dos temas do Pré-Grito dos Excluídos, que será realizado neste dia 1 de setembro, quinta-feira, no Jardim Satélite Íris I, em Campinas. O evento começa às 8h30, com saída no PROGEN II (rua Caio Graco Prado, 281) e caminhada pelas ruas do Satélite Íris I, bairro que concentra vários desafios sociais mas onde existe uma cidadania cada vez mais ativa e transformadora. A realização do Pré-Grito dos Excluídos é da Rede Intersetorial Satélite Íris I, que reúne várias organizações sociais da comunidade e ativos como escolas públicas.

O evento está relacionado ao Grito dos Excluídos, promovido anualmente a 7 de setembro, por ocasião da lembrança da Independência do Brasil. O tema do meio ambiente, por sua vez, está associado à Campanha da Fraternidade de 2011 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que discutiu a preservação da vida, diante das múltiplas ameaças em curso, como o aquecimento global, a destruição da biodiversidade e a poluição cresce da água.

O encerramento da caminhada será na EE Rosina Frazatto. Estão previstas atividades como leitura de poemas, apresentação de maracatu e outras danças, plantio de árvores e premiação de concurso de poesia e desenho sobre a temática ambiental, entre outras.

Durante muitos anos a região teve um lixão a ceu aberto, representando portanto a clara omissão do poder público com a questão ambiental. Na história recente o Satélite Iris se destaca pela organização e mobilização social, em uma ação coletiva, intersetorial e em rede pela educação, inclusão e qualidade de vida. Um exemplo para Campinas, região e todo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário