sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Congadas em Santo Antônio, o som do coração do Brasil

Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um dos símbolos das Congadas em Santo Antônio da Alegria
Começa nesta sexta-feira, 3 de setembro, a Festa do Congo de Santo Antônio da Alegria. Vai até segunda-feira, dia 6, e nesse período Santo Antônio se torna a capital nacional das Congadas, com a participação de ternos de Congo, Moçambique, Caiapós e Catupé do município e de vários estados brasileiros.
O levantamento das bandeiras já tinha ocorrido, a 22 de agosto. Agora as Congadas na Cidade Folclore, como Santo Antônio é conhecida, em homenagem aos santos patronos: Nossa Senhora do Rosário, Santa Catarina, São Domingos, São Benedito, Santa Efigênia, São Roque. As atividades serão na praça José Ayub Calixto.
Para muitos historiadores, as Congadas brasileiras são derivadas da coroação do rei do Congo, embora também se acredita que o berço tenha sido Angola. O fato é que a tradição atravessou o Oceano Atlântico e, a partir das senzalas, ganhou os corações brasileiros, como uma afirmação de identidade.
No Brasil, as Congadas ficaram marcadas pelo sincretismo religioso, que mesclou os valores e crenças cristãos e aqueles de origem africana. O culto aos queridos santos, como os patronos das Congadas de Santo Antônio da Alegria, tornou-se outra marca das festividades em território brasileiro.
Música, cultura, fé e devoção fazem, então, a base das Congadas. E não podem faltar as deliciosas comidas, os quitutes produzidos por homens e mulheres que passam a madrugada preparando os pratos. As Congadas em Santo Antônio da Alegria, e também as de Itamogi e São Sebastião do Paraíso, são verdadeiros alimentos para a alma, um momento de comunhão de afetos, de reafirmação do pertencimento a uma comunidade. São pão para o espírito.
Meu grande abraço, bela região. (José Pedro S.Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário