Por José Pedro Martins
Uma saborosa vertigem, um inesgotável encantamento. A minha bela, doce região, o meu país, a terra das delícias. Foi a partir desta cobertura, hoje em azul e amarelo, na praça São João Batista, da Matriz do mesmo nome, que eu e tantos outros partiram de ônibus de Itamogi para o mundo. Descobertas a cada minuto, a velocidade frenética do tempo.
Mas no bagageiro as sete maravilhas da infância. As professoras que abriram as janelas do mundo, o calor aconchegante da fogueira de São João, o circo que nos transportava pelos tapetes da fantasia. A cultura da minha gente, acesa, no coração em brasa.
A força do café, que está na base da formação econômica e social desse pedacinho do paraíso. O cheiro do café, nas ruas de lindas casas de Monte Santo de Minas, onde descobri um fascinante mundo novo. O gosto do café, nas praças floridas da Cidade dos Ipês, São Sebastião do Paraíso. O prazer do café, nas colinas que emolduram a beleza de Altinópolis.
E Santo Antônio da Alegria, mágica, sublime como minha mãe, que ali nasceu. E Batatais, acolhedora, digna como minha madrinha, que ali morou tanto tempo.
Há quase três décadas, uma nova vida na região de Piracicaba-Campinas. O rio Piracicaba sempre inspirando, a Campinas que é um dínamo permanente.
Tudo isso na bagagem, combustível da viagem de três décadas até aqui, neste canto, minha singela homenagem. Gotas de história, pérolas de cultura e esporte, imagens do singular meio ambiente, o multicolorido vibrante de nossa gente. É a salada da minhas belas regiões, para seu deleite. Bem vindo e volte sempre!
Apenas um teste!
ResponderExcluirOi, Zé, parabéns pela iniciativa.A história da cidade está nostalgica. Abraços.
ResponderExcluir